06/07/2022 às 01:28 Dicas

11 erros na organização do casamento. 

52
6min de leitura

Organizar um casamento é uma delícia, mas não deixa de ser uma tarefa trabalhosa.

Dizer "sim!" para o pedido de casamento e, então, acaba caindo de paraquedas nesse universo, que é extremamente complexo! Mas não duvido que, como toda noiva, você sonha com uma noite ou dia perfeito, né? Por isso, para dar conta do recado, é prevenir-se de falhas e enganos.

Como inúmeras decisões grandes e pequenas, que devem ser tomadas com base em um orçamento e um estilo, fica difícil para as noivas não deixar passar algo ou até mesmo cair em uma armadilha do planejamento.

Mesmo a noiva mais atenta pode cometer deslizes nas etapas de contratação de fornecedores, escolha de produtos e serviços.

Listamos aqui os erros mais comuns cometidos por quem está prestes a subir ao altar – e como fugir deles:

1- Não se colocar em primeiro lugar.

Antes de partir para a pesquisa ou consultar a assessora, tire um tempo para pensar no estilo de casamento que você deseja. Não se deixe influenciar por redes sociais, tendências ou outras festas. Liste quais são suas prioridades: onde quer casar? que tamanho de festa? em qual estilo de cerimônia? Responder a essas perguntas vai trazer mais clareza ao planejamento como um todo.

2 – Achar que organização do casamento é simples e rápida.

Para que seu casamento seja perfeito, o primeiro passo será a contratação de uma boa Assessoria, que irá ajudar na escolha dos melhores fornecedores, pensando no perfil do que os noivos procuram para realizar seus sonhos.

Sempre irá aparecer uma grande amiga, uma tia, ou uma madrinha para se oferecer na organização deste grande dia, mas elas todas serão convidadas para o casamento, então a recomendação é que se contrate uma empresa de Assessoria especializada na realização de casamentos.

3 . Contratar fornecedores que você não está segura.

Um dos conselhos que mais recebo das noivas é o de escolher os melhores fornecedores. E aqui eu não estou falando no fotógrafo famosinho da cidade ou da melhor doceira do mundo. São pessoas que você se identifica com o trabalho, que vão fazer de tudo para que o seu dia seja torne inesquecível. Sabe aquela história de energia? Então! Pense nisso ao escolher cada fornecedor do seu casamento! 

4 - Comprar o vestido antes de definir o local da festa.

Você pode usar o que quiser no dia do casamento. Mas se optar por um modelo mais clássico e depois decidir que vai se casar na praia, a chance de você desejar um vestido mais fluido ou decotado, por exemplo, é grande. Todos os detalhes da festa devem estar em harmonia, portanto, o espaço influencia no que a noiva vai vestir.


5 - Querer economizar em tudo.

A decoração DIY, super tendência em casamentos, permite celebrar uma festa muito original e econômica, mas você vai precisar de algum talento para fabricar os seus objetos, a não ser que sejam muito fáceis de fazer. Não adianta querer sem poder. Se vocês nunca fizeram nada, não vai ser na organização do casamento de vocês que darão este passo, não é verdade? Seria um enorme risco de algo dar errado!

A tarefa de organizar um casamento é coisa para profissionais e, a não ser que você seja uma pessoa super talentosa (em decoração, buffet, organização, etc), você terá problemas.

Contrate os profissionais adequados e não se arrependa de nada. O seu casamento não permite “riscos”! Às vezes (muitas vezes) o barato sai caro.

Considere também fazer escolhas para economizar. Não seja rígida. 

Às vezes, a diferença de um profissional mais barato para outro que é o seu sonho pode ser cerca de R$1.000,00, que, parcelado em 12x é uma diferença de menos de R$100 mensais. Além disso, é possível buscar economizar em outras áreas do casamento caso você faça questão de um fornecedor em especial.

6 - Deixar o noivo de fora.

Eu sei que muitos noivos até preferem adotar papel de coadjuvantes na organização do casamento. E sei que muitas noivas também! rs

Ouço muitas noivas dizerem que preferem que eles fiquem mais “quietinhos” e que deixem o poder de decisão na mão delas.

Na minha opinião, isso não é uma postura bacana, pois se a ideia é se casar, construir uma celebração para dois, ambos precisam dividir as responsabilidades e ter seus gostos contemplados.

Isso não quer dizer que vocês têm que fazer tudo juntos, ou que as tarefas tenham que ser divididas meio a meio.

Ele pode cuidar só do que mais gosta e você também, você pode acabar cuidando de mais coisas que ele, até porque muitas vezes um tem mais tempo que o outro.

É fundamental é que ambos estejam envolvidos em uma festa que seja a cara do casal.

7 - Você não calculou gastos extras.

Hora de falar da parte chata: dinheiro.

Como em qualquer evento, ao longo da organização do casamento é provável que apareçam gastos extras. Uma flor que você gostou quando visitou a floricultura, um tecido extra no vestido de noiva e por aí vai…

Por mais previsível que sejam os seus custos, que tudo já tenha sido calculado na planilha Excel, pode ser que apareçam alguns gastos a mais durante o percurso, isso acontece com as melhores noivas! 

8 - Não estimar tempo gasto na arrumação / making of

Garantir que a cerimônia e a festa comecem na hora certa é muito importante para o sucesso da grande noite.

Para isso, é fundamental estar atenta aos compromissos que antecedem à celebração para que não atrasem e, consequentemente, afetem todo o cronograma.

É muito importante você frisar no tempo que vai ser gasto para a execução do seu penteado e maquiagem no grande dia.

Tente se programar com seu cabeleireiro e maquiador com muita antecedência para que nenhum imprevisto aconteça. Não deixe de realizar uma prévia com seu profissional de beleza. 

A prévia é um item fundamental para estimarem o tempo necessário de preparação no dia!

9 - Esquecer de alimentar os fornecedores na festa

A única coisa que você não quer ver no dia do seu casamento é um DJ desanimado sem um pingo de energia ou um fotógrafo exausto. Portanto, planeje sobre a alimentação dos fornecedores que farão a sua festa bombar! Isto inclui o seu cerimonialista, fotógrafo e cinegrafista, DJ ou banda, assistentes e etc.

10 - Se preocupar demais com os protocolos e não aproveitar tanto o grande dia.

Tirar fotos com os pais, com as daminhas, distribuir as lembrancinhas, jogar p buquê, cortar o bolo… Parece muito? Apesar de essenciais, não deixe esses protocolos te impedirem de curtir o seu Grande Dia.

Torne-os amigáveis, e se possível, conte com a ajuda de alguém.

Uma assessora cai como uma luva. O importante é você ter alguém que te ajude a lembrar de seus afazeres e que tenha noção do horário ideal para cada coisa. Alinhar com o fotógrafo e pedir a ele que te solicite no devido momento, também é uma boa solução.

11 - Curta todo o processo do casamento.

Curta a sua fase noiva. Curta cada detalhe da organização do casamento. A vida passa muito rápido para a gente se estressar com as coisas. Neste momento, a gente fica frustrada por não comprar o vestido de noiva caro, ou por não conseguir reservar o espaço dos sonhos. Nem percebemos que o sonho está acontecendo e é justamente o que estamos vivendo. São todas as experiências, as boas e as ruins. Aquelas que a gente não vai querer viver de novo e as quais a gente vai agradecer por ter passado.

Não se esqueça a razão pela qual você está fazendo tudo isso: dar uma festa divertida! A jornada do planejamento do casamento não deve ser motivo de brigas e estresse, muito pelo contrário. Ela é a base do início da vida a dois, e deve ser conduzida de forma leve.


Curtiu esse artigo? Acha que ajudou?

Se você gostou do artigo e das fotos eu tenho uma surpresa pra você. Pensando em atrair cada vez mais histórias incríveis para o nosso dia a dia, eu vou selecionar e presentear 5 casais que irão se casar em 2023 com o PRÉ CASAMENTO! Gostou da ideia? Se você se gostou do meu trabalho, eu te convido a participar! Corre que dá tempo ainda! Para participar você só precisa clicar na imagem abaixo e responder algumas perguntinhas.


06 Jul 2022

11 erros na organização do casamento. 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aliança de casamento assesoria de casamento blog noiva casamentos rj dicas de noiva erros das noivas festa de casamento fotografa de casamento fotografa de casamento rj fotografia de casamento fotografia de casamento niteroi fotografo de casamento niterói fotografo de casamento rj ju roots noiva roots photography vestido de noiva

Quem viu também curtiu

08 de Fev de 2024

Locais para fazer ensaio em Niterói - RJ

10 de Out de 2024

Guia para as Gestantes

01 de Fev de 2023

O que é um Elopement Wedding ? 

Logo do Whatsapp